Topógrafo MEI: tudo que você precisa saber.
- Blog da CPE
- 29 de nov. de 2022
- 3 min de leitura
Na topografia, a atuação como Topógrafo MEI oferece uma perspectiva única. Ser um Microempreendedor Individual significa mais do que simplesmente exercer a profissão; é assumir o controle do próprio destino profissional, explorando a flexibilidade e os benefícios que essa categoria proporciona.
Ao abraçar a jornada do MEI, os topógrafos se deparam com uma série de benefícios, desde a simplificação tributária até a autonomia na gestão de negócios. Por isso, vamos te ajudar a entender como ser MEI na topografia.
Junte-se a nós enquanto desvendamos o universo do topógrafo como MEI. Este blog é um convite para explorar, aprender e inspirar-se na jornada de quem transforma terrenos em mapas e oportunidades em empreendimentos.
Topografo pode ser MEI?
Sim, é possível para um topógrafo se enquadrar como Microempreendedor Individual (MEI). A categoria MEI proporciona uma forma simplificada de formalização para pequenos empresários e profissionais autônomos, incluindo topógrafos.
Para tornar-se MEI, é necessário atender a requisitos específicos, como limite de faturamento anual, ausência de participação em outra empresa como sócio ou titular, entre outros critérios definidos pela legislação.
Essa escolha oferece benefícios, como a simplificação tributária e facilidade no processo de regularização profissional. Recomenda-se a verificação das condições atuais da legislação e os requisitos específicos para a categoria MEI, uma vez que esses podem variar.
O que é o MEI?
MEI – Microempreendedor Individual é uma classificação para tipos de empresas. Normalmente o empresário autônomo se inicia com MEI’s, onde o microempreendedor individual exerce dois papéis, o de empresário e o de cidadão, sendo importante a divisão dos papéis e obrigações para não se ter problemas.
Imposto para Topógrafo MEI
Sendo assim, se você quer ser MEI, atualmente é necessário o pagamento dos impostos mensais, a guia DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional. É um valor fixo, que varia e você pode verificar aqui.
Independente se houve prestação de serviço ou não é necessário realizar o pagamento da DAS, logo não é vinculado com a emissão de notas. Fique ligado e não deixe de pagar suas taxas, através do pagamento é possível ter direito aos benefícios do MEI.
Contudo, os empresários têm a obrigação de entregar a Declaração Anual do Simples Nacional – DASN-SIMEI. Portanto, para o cidadão, dependendo dos rendimentos, deve-se apresentar a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física -DIRPF. Atenção para os prazos que são distintos.
Como emitir DAS?
Acesse o Portal do Empreendedor para obter mais informações. Desse modo, é possível também emitir as guias DAS e realizar a Declaração Anual do Simples Nacional – DASN-SIMEI.
Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física referente ao ano de 2019 tem prazo de entrega previsto para até junho de 2020.
Declaração Anual do Simples Nacional – referente ao ano de 2019 tem prazo de entrega de até junho de 2020.
Por fim, conheça o aplicativo Qipu para auxiliar na sua vida como empreendedor! Aplicativo gratuito para gerenciar e controlar as vendas e despesas do seu negócio!
Proteção para seus equipamentos topográficos: APAT
Tenha proteção de cobertura em todo Brasil com a Associação dos Profissionais da Agrimensura e Topografia – APAT. É oferecido soluções especializadas e personalizadas para proteção e segurança completa de Equipamentos Topográficos. Dentre elas: Furto Qualificado; Roubo; Incêndio; Desmoronamento; Danos não intencionais; e Queda.
Além disso os Associados APAT ganham muito mais benefícios! Como: Equipamento Reserva; Calibragem gratuita; Assistência técnica personalizadas; Desconto para compra de novos equipamentos; Desconto em cursos; Vantagens em mais de 10 mil estabelecimentos.
Não arrisque seu patrimônio, entre em contato com a
para garantir a proteção dos seus equipamentos topográficos.
Gostou das nossas dicas! Fique ligado no blog da CPE, postamos sempre conteúdos relevantes para você!
Comentarios