GNSS/GPS: Posicionamento Relativo
- Blog da CPE
- 17 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
O desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas permite que profissionais realizem seus trabalhos utilizando o posicionamento de superfícies da Terra cada vez mais próximas da realidade. O GNSS/GPS (Global Navigation Satellite System) é uma dessas tecnologias que podem otimizar as atividades.
Para que os profissionais desfrutem do potencial das tecnologias, os métodos de posicionamento têm sido aprimorados. Com o GNSS/GPS o posicionamento é realizado de diferentes formas.
Confira agora este post e aprenda sobre o posicionamento relativo.
Posicionamento Relativo com GNSS/GPS
No posicionamento relativo, utilizá-se dois ou mais receptores GNSS que devem rastrear ao mesmo tempo, satélites em comum. Desse modo, instalá-se um receptor em um ponto de coordenadas. Essas conhecidas, como Base. No ponto determinado, instalá-se o outro receptor. Chamamos ele de de Rover. Base e Rover devem trabalhar sincronizados, ou seja, realizando medições em simultâneo. Este modo de posicionamento é diferenciado conforme particularidades descritas na sequência.
Posicionamento Relativo Estático
No Posicionamento Relativo Estático, tanto Base como Rover permanecem parados em um mesmo local durante o levantamento. Portanto, o denominado como posicionamento relativo estático-rápido se difere essencialmente devido à duração de rastreio inferior a 20 minutos.
Posicionamento Relativo Cinemático
Durante o Posicionamento Relativo Cinemático um receptor ocupa a estação de referência. Sendo assim, funcionando como base e outro receptor localiza-se se deslocando sobre os pontos de interesse. Nesse método é necessário, no mínimo cinco satélites.
Posicionamento Relativo Semi-cinemático com GNSS/GPS
Por fim, o Posicionamento Relativo Semi-cinemático, também chamado de stop and go, pode-se dizer que é um meio-termo entre os métodos, relativo estático-rápido e cinemático. Nesse método a Base permanece estática no local de referência por curto período.
Finalizando, conheça mais tecnologias como essa na CPE Tecnologia.
Comentários